quinta-feira, 19 de abril de 2012

Poeta Russo, Maiakovski escreveu no inicio do século XX.

Na primeira noite
eles se aproximam e
colhem uma flor do nosso jardim
e não dizemos nada

Na segunda noite já não se esconde
pisam as flores matam nosso cão
e não dizemos nada

Até que um dia o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa rouba-nos a lua
e conhecendo nosso medo
arranca-nos a voz da garganta
E porque não dissemos nada
Já não podemos dizer nada



Bertold Brecht (1898-1956 ) Escreveu

Primeiro levaram os negros.
Mas não me importei com isso.
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operarios.
Mas não me importei com isso.
Eu tambem não   era operario.

Depois prenderam os miseráveis.
Mas não me importei com isso.
Porque eu não sou miserável.

Depois agarraram uns desempregados.
Mas como tenho meu emprego.
Tambem não me importei.

Agora estão me levando.
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguem.
Ninguem se importa comigo.


Martin Niemöller  1933, Simbolo da resistencia aos nazistas


Um dia vieram e levaram  meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho catolico.
Como não sou catolico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguem para reclamar...


Claudio Humberto, em 09.02.2007


Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vitima.
Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles.
Depois fecharam ruas onde não moro.
Fecharam então o portão da favela, que não habito.
Em seguida arrastaram até a morte uma criança que não era meu filho...


O que os outros disseram foi depois de ler (  MAIAKOVSKI  )

Incrivel é que apos mais de cem anos, ainda nos encontramos tão  desamparados, inertes e
submetidos aos caprichos da ruina moral, dos poderosos governantes que vampirizam o
erario, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roidos e o direito ao
silencio. Porque a palavra, há muito se tornou INUTIL.


Até quando?



Nenhum comentário:

Postar um comentário