quarta-feira, 25 de abril de 2012

Folclore brasileiro

" É  custume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixa-se de sí mesmo."  ( Socrates )

Folclore Brasileiro.

Em, 22 de agosto, o Brasil comemora o dia do folclore. A data foi criada  em 1.965 mediante decreto federal. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. É o modo que um povo tem para compeender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender parte de sua história.
     O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, reliosidade e vestimento de uma nação. O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É portanto um folclore muito rico. São lendas e mitos da cultura popular brasileira figuras como saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem, mula-sem-cabeça, negrinho do patoreio, entre outros. Conheça um pouco da história de alguns deles.


Curupira
     Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestre. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados pra trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem

    Este mito aparece em várias parte do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transformar-se em lobo nas noites de lua cheia. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de mata-lo.

Mula-sem-cabeça

      Surgido na região do interior, conta que uma mulher teve um caso com um padre . Como castigo, em todos as noites de quinta para sexta feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e solta sem parar, solta foga pelas narinas.

Saci-pererê

      É representado por um menino negro que tem apenas, uma perna. Sempre com seu cachimbo e  com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos.Vive aprontando travessuras  e se diverte muito com isso .  Adora espantar cavalos, queimar plantações e acordar pessoas com gargalhadas.        
    
           
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário